Thursday, July 19, 2007

Por que chorar alivia?

Let us behold this stand:

Something that is often said "Cry will make you good". Pain, be it physical or psychological, will make you cry. But what is the relation between that feeling and that physiological need?

Here's a possible explanation why crying eases your 'pain', by Barthes
(in Fragments d'un discours amoureux):

"Pelas minhas lágrimas, conto uma história, elaboro um mito de dor e então habituo-me: posso viver com ela, porque, ao chorar, ofereço a mim próprio um interlocutor enfático que recolhe a mais «verdadeira» das mensagens, a do meu corpo, não a da minha língua: «As palavras, o que são? Uma lágrima dirá mais»."

1 comment:

Miss-I-Am-Free-Because-I-Belong-Nowhere said...

Ora aí está uma bela explicação! Realmente, o que são palavras? Uma lágrima será o auge de tudo o que alguma vez uma palavra poderá sequer explicar, porque transpõe imageticamente o que nos corrói, alimenta ou alegre "deep deep inside"...e ora aí está, a "verdadeira mensagem do corpo".

Bem, que filosóficas que estamos hoje...lol